Dizem por aí que filho não vem com manual de instruções.Eu discordo em parte.De fato,as crianças não nascem com um manual anexo,como os carro,que vem com seu manual no porta-luvas.Contudo,os manuais existem e podem ser adquiridos antes mesmo de se planejar os filhos.O que não vem com as crianças é a possiblidade de devolução ou troca.
Sei que pais e mães possuem duvidas que vão mudando juntamente com o crescimento de seus filhos.Por isso,optei por abordar aqui um tema básico e util para pais e filhos de diferentes faixas etárias - a busca pelo conhecimento sobre educação.
Parafraseando Oséias 4:6,podemos dizer que "as famílias perecem por falta de conhecimento".Eu acredito nas boas intenções dos pais ao tomarem atitudes ou fazerem escolha no que diz respeito à educação dos filhos.Mas não é apenas com boas intenções que se educa crianças.Se desejo oferecer uma boa educação aos meus filhos,preciso primeiramente conhecer em que consiste esta boa educação.
Então,volto à história do manual de instruções.Eu disse que existem manuais (no plural).O principal deles,para as famílias cristãs,é a Bíblia ensina a respeito de educação de filhos?Quando você está em duvida sobre como agir com seu filho,não consegue encontrar respostas na Palavra de Deus?
Para os adventistas do sétimo dia,existem após a Bíblia outros manuais de leitura inspirada e obrigatória para quem é (ou um dia virá a ser) pai/mãe.alguns deles são:"Orientação da Criança","Conselhos aos Professores,Pais e Estudantes","Educação","O Lar Adventista" e "A Ciência do Bom Viver".É possível que você conheça todos eses livros pelo nome,mas é fundamental que conheça também seu conteudo.
Extistem,também,os manuais com fundamentação científica.Esses são os livros escritos por especialistas da área de psicologia,educação,e desenvolvimento infantil.As prateleiras das livrarias estão cheias desses livros.Muitos deles são realmente bons.Mas,atenção!Toda leitura secular deve ser filtrada com base no que Deus já orientou sobre aquele assunto.
Algo importante a ressaltar aqui é que as crianças não nascem com os problemas de comportamento que elas apresentam ao longo do seu desenvolvimento.É o ambiente em que elas vivem e a educação que recebem que permite o desenvolvimento da maior parte dos comportamentos com os quais os pais não sabem lidar.
Pela repetição dos comportamentos adquiridos formam-se o hábitos,e veja que interessante o que Elln White escreve sobre isso:"Não é por um ato isolado que é formado o caráter,mas pela repetição de atos é que se estabelece hábitos e se confirma o caráter." (Mente,Caráter e Personalidade,vol. 2,Pág 552).O caráter de adultos e crianças também está relacionado aos comportamentos adquiridos.
"Pais e mães,obtende todo o auxílio que puderdes,mediante o estudo de nossos livros e publicações.[...]Acima de tudo,tomai tempo para ler a Bíblia - o Livro dos livros." (Conselhos aos Professores,Pais e Estudantes,pág. 138).Queridos,isso é verdadeiramente um apelo que a serva do Senhor faz a mim e a você.
Gosto muito de trabalhar com famílias,aconselhar pais,desenvolver programas de modificação de comportamento para as crianças,mas me entristeço ao atender a pais,alguns deles crentes,e pensar que se tão somente dedicassem um tempo maior ao estudo de tudo que Deus nos deixou revelado,precisariam muito pouco de meu auxílio.
É bem verdade que muitas vezes temos dificuldades em praticar coisas que lemos.certa vez,ao final de um bate-papo que tive com pais adventistas em uma tarde agradável de sábado,a pessoa que me convidou para falar disse:"eu tenho certeza que o que vocês ouviram hoje aqui não é nenhuma novidade".Pensei comigo mesma que,se aquilo não era nenhuma novidade e eles continuavam tendo aquilo não era nenhuma novidade e eles continuavam tendo aquele tipo de problema,existia ali uma grande inconsistencia entre ter a informação e praticá-la.
Nenhuma informação sobre educação se torna eficaz quando não se transforma em ação.Manuais foram feitos para serem seguidos!E quando temos dificuldade em transformar teoria em prática,em aplicar conhecimentos,precisamos reconhecer que carecemos de auxílio.Isso porque alguns comportamentos estão tão fixados em nós,que somente com a informação não conseguimos modificá-los.Para isso existe poder de Deus a nossa disposição e profissionais capacitados para nos ajudar.
Queridos,se conhecimento não fosse importante,Deus não se preocuparia em deixar tantas informações ao nosso dispor.Está em duvida?Pergunte.SEnte dificuldade?Peça ajuda.O Senhor tem planos especiais para nossos filhos,e temos a oportunidade de sermos instrumentos de Deus na realização desses planos.
Karyne M.Lira Correia Psicóloga,Mestre em Psicologia,Consultora e Editoda de Conteudo para Internet